sábado, 23 de junho de 2012

cault.3

um elefante e um camelo. em frente... é... tem um elefante e o camelo não está ali.... mas o elefante não sabe disso.. porque... não... o camelo está ali, mas não é isso que importa.. não... eu não sei mais... existe um.... uma... uma tensão... vê? escuta... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12... o mesmo ritmo... não importa o que... quando você... de repente é sempre o mesmo.... é nossa culpa tudo isso... vamos fazer aquilo de novo e fingir que a gente não existe mais... deixa... a gente nunca conseguiu mesmo.... 13 14 15 16 17 um homem tem um orgasmo, uma mulher espera. um ritual de encarnação. Vão todos virar jacarés. alguém grita em qualquer língua que não, não te ama mais. Descer a escada correndo, acelerar contra o tráfego. 2. uma fila de 27 caros carros, mãos enferrujadas. percebe?... um tipo de controle..... trazer pra você uma coisa que é do outro.... e de repente.... 4. 
uma gargalhada. o metrô vai embora 5. 6. chega. um elavador grita. 7. duas possibilidades de caminho. escolher sempre o errado. 23. você 24 você 25 você 26 você 27 você 28 você 29 você não existem níveis seguros para o consumo desta substancia.  13. misturar cicuta e mel. beber em 2 goladas e meia. nunca morrer. 4,5 morrer. 3,14 pi. Um tipo de... tipo de... órgão... um sistema nervoso... endócrino... sensorial... político... múltiplo... comum... um golpe psicológico... para garantir esse... essa tensão... É que as pessoas tentam. As pessoas.. e... e de alguma maneira... isso gera alguma coisa. Isso gera alguma coisa que pode ser considerada espontânea e pode ser considerada uma coisa não espontânea. O que é uma coisa não espontânea? Uma coisa não espontânea é uma coisa programada e o que acontece é uma coisa programada. tudo... o que acontece é sempre programado e espontâneo. Vê? As coisas que são programadas e espontâneas, como o que a gente está vendo agora...
Não...
8 5 312 963 10 esquecer o que é vontade. fingir.
Traz por favor, uma garrafa de água, três alto falantes, um sintoma de fraqueza, uma dor de cabeça, mistura com neosaldina com um pouco de sal que dá pra engolir na boa, uma mordida de unha e três mexidas de cabeça.  Aproveitando, traz um pouco de talco branco pra cuidar os nossos pés e um alicate de unha?

cault.2

Existe um...  algo como.... como um...
Trazer pra você uma coisa que é do outro. minha... sua...
um tipo de.... de controle... pra encarar...
Um tipo de... tipo de... órgão... um sistema nervoso... endócrino... sensorial... político... múltiplo... comum... um golpe psicológico... para garantir esse... essa tensão... É que as pessoas tentam. As pessoas.. e... e de alguma maneira... isso gera alguma coisa. Isso gera alguma coisa que pode ser considerada espontânea e pode ser considerada uma coisa não espontânea. O que é uma coisa não espontânea? Uma coisa não espontânea é uma coisa programada e o que acontece é uma coisa programada. tudo... o que acontece é sempre programado e espontâneo. Vê? As coisas que são programadas e espontâneas, como o que a gente está vendo agora...
Não...
O importante não é ver, mas saber que se vê. pulsa. 1 2 3 4 5 6 7 32 78  9 bingo 12 7 7 7
Não sou eu quem dá o ritmo... exterorreceptores. eu continuaria aqui... por mais que... eu continuaria.... que... você. continuo aqui.  7 7 7 8 1 2 4 6 8 9 9
Fecho os olhos. continuo aqui. fecho... continuo... os olhos.... você... será que você podia apagar a luz um pouco? A gente podia brincar que não existe de novo, hem? hã? Sua fez de fechar os olho. hã?
Traz por favor, uma garrafa de água, três alto falantes, um sintoma de fraqueza, uma dor de cabeça, mistura com neosaldina com um pouco de sal que dá pra engolir na boa, uma mordida de unha e três mexidas de cabeça.  Aproveitando, traz um pouco de talco branco pra cuidar os nossos pés e um alicate de unha?

cault.1


Existe uma…Uma tensão.

Eu to falando de uma… um tipo de… um tipo de... de controle… Para encarar. Trazer pra você uma coisa que é do outro. É que o... É que as pessoas tentam. As pessoas entortam.. e... e de alguma maneira... isso gera alguma coisa. Isso gera alguma coisa que pode ser considerada espontânea e pode ser considerada uma coisa não espontânea. O que é uma coisa não espontânea? Uma coisa não espontânea é uma coisa programada e o que acontece é uma coisa programada. tudo... o que acontece é sempre programado e espontâneo. As coisas que são programadas e espontâneas, como o que a gente está vendo agora...
Vocês. como o que vocês estão vendo agora. Você. Será que você... esquece. Como se eu fechasse os olhos e a cegueira fosse fingir que você não tá me vendo. E mesmo assim... Mesmo assim... Você continua. Continua. Continua... Como se... Como se os meus olhos não fossem donos do que me vê. Do que te vê. Não. Não são. Existe um... um órgão... que pulsa num ritmo que não é nosso. Que pulsa num ritmo ofegante... Que pulsa num ritmo controlado... Que pulsa num ritmo comum... Um golpe psicológico. Eu não posso me afogar prendendo a respiração, por mais que corra água no corpo... São seus olhos... de qualquer lugar...Trata-se de pura especulação, na íntegra. Esquece...

Traz por favor, uma garrafa de água, três alto falantes, um sintoma de fraqueza, uma dor de cabeça, mistura com neosaldina com um pouco de sal que dá pra engolir na boa, uma mordida de unha e três mexidas de cabeça.  Aproveitando, traz um pouco de talco branco pra cuidar os nossos pés e um alicate de unha?

quarta-feira, 20 de junho de 2012


empacotando a casa, tirando os panos, percebi que dormia há meses no meu travesseiro mofado. Agora eu acredito no meu direito de ser céu, se quiser.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Estudo do cenário 2

Se aproximando do projeto:


Estudo do cenário





Estrutura básica/ suporte pensada com os ligamento que existem:




Requerimento de materiais para apoio (até 22/07/2012):



40 canos brancos 110 mm PVC de 3 metros com rosca(BASE)
30 unioes roscáveis para canos PVC 110 mm
1 cano PVC 3 metros maior milimetragem possivel
20 conexoes T roscáveis para cano 110 mm
20 joelhos 90 roscável 110 mm
20 curvas 90 roscável para cano 110mm
10 junçoes 45 roscável para cano 110 mm
5 cruzetas roscáveis para cano 110 mm
10 joelhos 90 de reduçao de 110 para 75mm
10 joelhos 90 de reduçao de 75 para 50 mm
10 joelhos 90 de reduçao de 50 para 32 mm
10 canos PVC 75mm branco de 3 mts
5 canos PVC 50 mm preto de 3 mts
5 canos PVC 50 mm branco de 3 mts
5 canos PVC 32 mm marrom de 3 mts
5 canos PVC 32 mm branco de 3 mts
3 tubos cola PVC

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Turritopsis Nutricula



obtido em: www.ville-ge.ch

O padrão da reprodução em hidrozoários, o grupo que inclui Turritopsis nutricula, é o seguinte: Os ovos fecundados passam por um desenvolvimento embrionário que culmina numa larva minúscula e ciliada. Estas larvas encontram um substrato no mar e se fixam, desenvolvendo-se em um pólipo. O pólipo é a segunda fase do desenvolvimento, lembra grosseiramente uma arvorezinha. No que seria seu caule podem formar-se brotos e o pólipo se reproduz assexuadamente, mas nunca ocorre reprodução sexuada. Nas extremidades, porém, formam-se medusas, a forma mais conhecida da água viva parecida com uma tigela de ponta-cabeça e com tentáculos nas bordas. Em biologia define-se como adulto um organismo que produza espermatozóides e óvulos. Nesse caso, a medusa é a forma adulta dos hidrozoários. No interior da dita tigela formam-se gônadas que liberam óvulos e espermatozóide na água do mar. Após o sexo a medusa tem o bom senso de morrer. No mar ocorrerá a fecundação e recomeça o desenvolvimento embrionário e a larva, fechando o ciclo.

ciclo de vida do hidrozoário Obelia obtido em: www.palaeos.com

Turritopsis nutricula faz uma mágica biológica. Depois de liberar seus gametas a medusa reverte seu processo de envelhecimento e retorna para sua forma juvenil. Este processo foi chamado de transdiferenciação e ocorre de forma muito parecida com o envelhecimento normal. Um dos mecanismos mais usados neste processo é a apoptose, um suicídio celular programado. Aparentemente o processo de envelhecer e rejuvenescer pode acontecer ad infinitum, tornando o organismo virtualmente imortal.
A dinâmica das populações depende de quatro fatores principais: nascimentos, mortes, imigrações e emigrações. A primeira e a terceira aumentam as populações, a segunda e a última diminuem. Uma espécie imortal tenderia a uma explosão populacional que a forçaria a emigrar e colonizar novos ambientes. É isso que está acontecendo com Turritopsis nutricula, espalhando-se pelos mares do mundo.
Na verdade, rejuvenescer não deveria ser nada tão difícil. Nossas células carregam o mesmo material genético de todas as células e este não muda, salvo alguns detalhes que não devem interferir no nosso caso, ao longo do tempo. Assim, o DNA da Turritopsis nutricula tem as instruções para produzir tanto a medusa quanto o pólipo. O DNA da borboleta tem as instruções para produzir, não só a borboleta, mas a lagarta. No nosso DNA tem instruções para produzir tanto colágeno, que mantém a pele elástica e sem rugas, aos 80 anos quanto aos 8, estas instruções só não serão lidas. O que Turritopsis faz é voltar a traduzir os genes que codificam para o pólipo e deixar de traduzir os da medusa.
Isto tem carregado uma grande quantidade de pesquisadores a se interessarem por essas medusas numa corrida pelo elixir da juventude. 


No final todos querem saber como retroceder o relógio do tempo.